screencast

Screencast é a captura da tela do computador em um vídeo. Para fazer screencasts, há várias ferramentas de gravação. CamtasiaStudio não é gratuito, mas vale o investimento porque oferece vários recursos e boa qualidade de resultado. Wink é uma alternativa online gratuita, outras podem ser encontradas na caixa de ferramentas.  Antes de começar a gravar, é importante levar em consideração dois aspectos do screencasting:

Áudio - se você tem um computador e está pensando em fazer um vídeo tutorial a partir de uma captura da tela, câmera de vídeo e iluminação não são problema, mas é importante investir em um bom microfone porque muito da eficiência de um vídeo tutorial está na sua narração. Garanta qualidade de áudio com microfones condensadores USB (os mais baratos são bastante eficientes), cujo resultado é melhor que o dos microfones direcionais. Faça muitos testes, grave em um espaço pequeno e silencioso, verifique a distância ideal para não evitar o som da respiração, teste o volume ideal ficando longe das frequências mais altas. Arranje um suporte adequado para o microfone (pedestal ou apoio macio) para que ele não registre a vibração do computador.

Software de gravação – separe um tempo para escolher e conhecer bem o software com que vai trabalhar. CamtasiaStudio é a melhor opção do mercado atualmente para PCs e possui uma versão de demonstração gratuita. Ele permite fazer anotações, adicionar setas e legendas, fazer zoom em alguma área para destacar assuntos ou ampliar informações pequenas. É possível fazer uma pós-produção para cortar pausas, hesitações e pequenos erros.

Releia as dicas para vídeo tutorial e mãos à obra.

Aproveite para conhecer alguns dos quadros interativos que existem na rede. Eles são como os quadros brancos, em que é possível desenhar e escrever. Essa ação também pode ser gravada em um screencast na forma de um vídeo tutorial. Experimente cosketch (outras opções em caixa de ferramentas). Animações e desenhos também são boas linguagens para tutoriais. Conheça o sofisticado estilo RSA (Royal Society of Arts) iniciado por desenhistas como Andrew Park e Steve Johnson e a maneira mais informal da Common Crafts de apresentar conceitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>