texto

O texto digital está causando uma revolução cultural tão importante quanto aquela causada pelos primeiros textos impressos há mais de 500 anos. Ainda estamos conhecendo as possibilidades deste novo modelo de escrita que recebeu o nome de hipertexto em função de uma de suas principais características: a facilidade com que conecta informações complementares ao texto principal por meio de links. Para muitos, a ideia de hipertexto se confunde com a própria internet.

Além disso, novas tecnologias visuais e sonoras estão muito mais próximas dos usuários hoje em dia. Somadas à editoração eletrônica de textos, elas têm possibilitado novas formas de expressão literária que agrega elementos textuais, sonoros e visuais. Isso é muito mais que simplesmente digitalizar um livro. Para pensar a respeito do assunto, vale a pena conhecer Literatura Digital e Digitalis. Também valem uma visita: Novlet , site com versão em português que ajuda na criação de histórias coletivas não lineares; Inklestudios, para criar histórias interativas em que o enredo toma mais de um caminho; e Booktrack e Littlebirdtales para publicar histórias com sons e narração. Na caixa de ferramentas, há uma série de links para editoras virtuais em que é possível editar livros, revistas e jornais eletrônicos.

O texto eletrônico oferece ainda a possibilidade de criação coletiva (em tempo real inclusive) por meio de um recurso chamado wiki, do qual a Wikipedia é o exemplo mais conhecido. É possível montar um texto colaborativo com wikispaces, Hacpack, Thumbscribes  e Mixedink. Em educação, além de proporcionar uma experiência em que o conhecimento está em permanente criação, as wikis podem envolver os alunos e ajudá-los a estabelecer conexões, sintetizar e permanentemente avaliar conteúdos escritos, praticar a fluência escrita, aceitar a colaboração alheia em seus textos e praticar o consenso diante de diferentes concepções acerca do mesmo conteúdo. Além das ferramentas wiki citadas, há também Sync e Etherpad, que apresentam alguns sistemas interessantes para coordenar um grupo grande de colaboradores, inclusive chat e seleção da melhor versão por voto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>