podcast

Aproximadamente entre 1995 e 2000, arquivos de áudio começaram a chamar a atenção na internet. Após a popularização dos blogs como meio de expressão e de ocupação da rede pelos internautas, em alguns anos começaram aparecer videoblogs e audioblogs, ambos com a mesma natureza do blog textual, apenas integrando estas duas mídias, o vídeo e o áudio. Nos últimos anos da década de 90, gravações curtas de áudio, postadas na internet à maneira de programas de rádio começaram a se popularizar.

Podcast é o nome dado a arquivos de áudio digital, normalmente em formato mp3 ou acc (este último pode conter imagens estáticas e links), publicados online por meio de um sistema agregador, programa ou página da internet que verifica as novas postagens adicionadas, reconhece os novos arquivos e os baixa de maneira automática para o computador ou dispositivo móvel, o que aumenta a portabilidade da mídia de áudio e dispensa conexão.

A utilização de podcasts em educação pode abrir caminhos para a discussões acerca de direitos autorais e éticos, proporcionando uma experiência reflexiva sobre o trabalho colaborativo. Existem muitas músicas e arquivos de áudio com licenças alternativas ao copyright, permitindo o uso sem autorização formal do autor para reprodução ou edição, o que cria a situação perfeita para se falar em direito autoral e recursos abertos como creative commons. Além disso, durante produções coletivas de áudio, há a oportunidade de exercitar e compreender o funcionamento de ações colaborativas. Muitos pesquisadores já concentraram sua atenção no uso educacional do podcast, a exemplo da portuguesa Ana Amélia Amorim Carvalho em seu artigo Podcast no Ensino: Contributos para uma Taxonomia.

Outros formatos são úteis em educação. Além do simples arquivo de áudio, é possível produzir sequências de imagens com narração (enhanced podcast). Expandindo a ideia ainda mais na direção do vídeo, encontramos os videocast, em que a publicação se dá na mesma dinâmica do podcast, mas utilizando arquivos de vídeo mp4. Associando vídeo e áudio, há também os chamados screencast, vídeos narrados que capturam ações efetuadas na tela do computador, muito utilizados na produção de tutoriais.

Para começar a produzir e publicar podcast online:

 Podomatic

Podbean 

Spreaker

Outros serviços de gravação são:

Audiopal 

Photoface

Mixlr

Para a produção de um álbum de imagens com narração:

 Podomatic

Yodio 

Brain Shark 

Narrable

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>