vídeo

Apresentação com vídeo, imagem, som e texto
Vibop
Pixorial
Jux
SmileBox
Muvee
Animoto
Onetrumedia
Apresentações em vários formatos pré-definidos (slideshows, cartões, colagens, etc); é possível publicá-las ou fazer download dos arquivos produzidos. Smilebox traz algumas funcionalidades específicas para professores em Teachers Toolbox. Muvee permite que mais de um colaborador crie a apresentação. Animoto e Onetruemedia são ferramentas pagas, mas possuem uma versão gratuita limitada que permite criar apresentações visualizáveis em computador, tablet e celular, com até 30 segundos de duração, utilizando fotos, vídeos e legendas personalizadas (não permite fazer download na versão gratuita).
Screencasting (grava ações feitas na tela do computador)
Camstudio
Screencastomatic
Screenr
JING
Camstudio foi lançado há alguns anos para captura de tela e, após passar de uma companhia para outra, foi comprado pela Macromedia e acabou originando o Captivate, software de screencasting que hoje pertence a Adobe; o aplicativo original ainda está disponível gratuitamente online. JING é um aplicativo para ser instalado no computador, as outras opções são serviços online.
Legendadores
Dotsub
Captiontube
Overstream
Captiontube é relativamente fácil de usar. DotSUb oferece serviço de legenda e tradução de vídeos, mas também permite que a legenda e a tradução seja feita pelo interessado no vídeo. Após fazer o registro gratuito no site, é só fazer o upload do vídeo, criar a legenda e depois publicar o vídeo no youtube ou outro repositório. Overstream é uma opção para legendar vídeos já publicados na internet (youtube, vimeo, etc).
Aproveitando vídeos do youtube e outros repositórios
FreeYoutube 
Keepvid
Tubechop
ViewPure
Quietube
Wirewax
Madvideo
Embedplus
VIMEO
VideoNot.es
VIMEO é uma alternativa para youtube. FreeYoutube Downloader e Keepvid permitem baixar vídeos do youtube ou gravar os áudios dos vídeos em mp3; são úteis quando se precisa baixar o vídeo para assisti-lo independentemente de conexão com a internet. Tubechop permite selecionar e cortar uma parte de qualquer vídeo do youtube para utilização posterior. ViewPure e QuietTube permitem assistir e gravar vídeos do youtube sem comentários ou anúncios. Adicione interatividade aos vídeos do youtube com WireWax e Madvideo, interligando-os a outros vídeos ou imagens; vale a pena conhecer. Embedplus faz marcações de pontos importantes em vídeos do youtube. Com VideoNotes é possível fazer anotações a respeito do conteúdo de um vídeo, enquanto o serviço faz a marcação de tempo automaticamente.
Organizadores
Radbox
Dragontape
Com Radbox é possível organizar listas de vídeos para serem assistidas em determinada ordem ou a partir de algum dispositivo específico (tablet, rede que bloqueia youtube, etc). Outra opção é Drag on Tape.
Editores de vídeo (online)
VideoEditor
MovieMasher
Não há muitas opções gratuitas. VideoEditor é relativamente fácil de usar, com bons recursos. Outro editor opensource é moviemasher.
Animações
Stage´D
Dvolver
Domo
Mugeda
Flipbook
Jellycam
Stage´D, Dvolver e Domo fazem uma animação rápida a partir de alguns cenários e personagens pré-definidos.
Para animações mais sofisticadas, Mugeda é mais indicado. Flipbook é um livro em que cada página tem uma cena desenhada; ao se folhear o livro rapidamente, as imagens se mexem como em um desenho animado. Este aplicativo permite montar e gravar animações na forma de flipbook ou gif animado. Jellycam faz animações stopmotion (ver tutorial no site).
Chat e fórum
Gocast
Meetings.io
Vialogues
Watch2gether
Grockit
Gocast, Meetings.io, Vialogues e Watch2gether permitem montar ambientes muito parecidos com salas de bate-papo, mas com o recurso de vídeo. Grockit permite abrir uma lista de discussão (fórum) a respeito de um vídeo.
Adicionando interatividade a um vídeo
Popcorn Como transformar um vídeo em uma experiência diferente? O vídeo digital não é televisão! É possível acrescentar interatividade, inserindo em vídeos digitais links, questionários, mapas e vários outros conteúdos por meio de softwares comprados, mas há uma opção gratuita online. Popcorn foi lançado em 2012 e vale a pena conhecê-lo um pouco melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>